Apresentação

Em saída | projeto de voluntariado

Este projecto tem como inspiração as palavras do cardeal D. António Marto na carta pastoral A Alegria da Fé no Caminho dos Jovens (12):
“Precisamos de dar missão aos jovens, educá-los num estilo de Igreja em saída às periferias do mundo: propor-lhes experiências de caridade que lhes permitam lidar e confrontar-se com as fragilidades humanas; atividades duradoiras de voluntariado com os necessitados, que podem levá-los a sair de si mesmos e do seu mundo virtual para relações diretas e mais humanas; experiências missionárias noutros países ou dentro do nosso país. Há várias propostas concretas neste sentido. Alguns chegam à fé pela via do amor gratuito.”

Pretende ser uma plataforma de mediação para responder à procura de oportunidades de voluntariado por parte dos jovens da diocese de Leiria-Fátima. Com esta iniciativa, o Serviço de Animação Vocacional (SAV), fará a mediação entre jovens que procuram envolver-se em acções de voluntariado e instituições disponíveis para os acolher.
Concretamente, o SAV tem referenciadas várias instituições disponíveis para acolher jovens em voluntariado, cujas propostas são divulgadas; por sua vez, ss jovens interessados manifestam a sua preferência de acordo com os critérios definidos e são colocados em contacto com os locais de voluntariado.
O SAV procurará que cada vivência de voluntariado seja devidamente enquadrada no crescimento integral de cada jovem.
Cada voluntário ou grupo será acompanhado na preparação, realização e avaliação da acção de voluntariado, para que haja uma maior percepção do seu valor para o crescimento vocacional integral do jovem.

Objectivos

  • Proporcionar vivências de voluntariado para jovens, fomentando neles o sentido de gratuidade e o contacto com situações de fragilidade humana que promovam o crescimento e desenvolvimento integral do voluntário;
  • Despertar nos jovens novos caminhos para a vivência do Evangelho;
  • Partilhar e integrar as experiências vividas pelos voluntários no seu projeto pessoal de vida.

Concretização

1º Preparação

  1. Texto bíblico de referência: Lc 17, 11-19 - cura de 10 leprosos;
  2. Nesta fase preparatória, os jovens devem reconhecer as suas fragilidades e fortalezas e assumir o voluntariado como oportunidade para crescer humana e cristãmente;
  3. Os voluntários deverão compreender que as instituições que os acolhem têm uma visão mais clara e experimentada sobre a realidade do que o voluntário que acaba de chegar (“na terra para onde fores, faz como vires fazer”);
  4. Os voluntários deverão eliminar possíveis preconceitos;
  5. Partilha de expectativas (cada voluntário escreve as suas expectativas, que deixa fechadas num envelope, para regressar a elas no final da experiência de voluntariado).

2º Realização

  1. “Valoriza a paixão onde quer que a encontres”: estas palavras exprimem o desafio a viver o voluntariado numa entrega apaixonada, total, sem reservas, aproximando-se, desta forma, da paixão de Cristo, dizendo: “fazei isto em memória de mim”, assumindo o voluntariado um “sinal” de Cristo oferecido na cruz;
  2. Avaliação diária;
  3. Se a acção de voluntariado for feita em grupo deve haver diariamente uma partilha das experiências vividas;
  4. Propor momentos de oração, sobretudo de acção de graças e intercessão, de acordo com a especificidade de cada pessoa ou grupo.

3º Avaliação/reflexão

  1. Relatar a experiência feita e confrontar com as expectativas iniciais guardadas no envelope fechado;
  2. Entregar todos os sentimentos, todas as pessoas e toda a experiência a Jesus numa oração de entrega e oferecimento;
  3. Compreender que esta vivência tem de ser “ponto de partida para…”, procurando que tenha consequências para o crescimento humano e espiritual da pessoa.